sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

GESTÃO DEMOCRÁTICA: CAMINHO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA ESCOLA PARTICIPATIVA



GESTÃO DEMOCRÁTICA: CAMINHO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA ESCOLA PARTICIPATIVA

Raimundo Mai Silva Sarraff*



Resumo:

A gestão democrática da escola pública rompe barreiras, discute interdisciplinaridade, constrói projetos, define a escola enquanto instituição social. Uma escola democrática se preocupa com a formação integral do educando, sua vida, seus valores, suas organizações, considera-o como um ser completo, indissociável e capaz, pronto para o trabalho e para o desenvolvimento de seu papel principal, o exercício da cidadania. O principal objetivo desse artigo é subsidiar a compreensão da gestão democrática e o papel do diretor escolar dentro dessa nova abordagem. Diferencia gestão de administração e aponta diretrizes que podem auxiliar as ações do diretor na escola participativa. Conclui-se que a autonomia da escola é um processo em construção e o seu desempenho está diretamente ligado a uma tomada de consciência dos seus envolvidos.
Palavras – chave: Gestão democrática. Administração. Direção escolar. Autonomia. Escola participativa.

Introdução
Gestão escolar democrática é uma discussão atual que tem despertado interesse de diversos segmentos sociais. As análises aqui apresentadas permite compreender os diferentes modelos de administração escolar e seus reflexos na qualidade do processo de ensino da escola pública. Definimos gestão escolar democrática como um sistema que possibilita a constituição de uma escola participativa. Compreender esse paradigma e sua relevância política e social é o principal o objetivo desse artigo, destaca-se o posicionamento do poder público e dos profissionais da educação, ao mesmo tempo apresenta abordagens que podem levar a escola a conquista da sua autonomia e consequentemente a emancipação de seus integrantes.

CONFIRA O ARTIGO NA ÍNTEGRA:

http://pesquisaem4.dominiotemporario.com/doc/Educacao_Revista_001_Artigo_04.pdf


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