segunda-feira, 5 de novembro de 2012

NOVOS RUMOS DA JARI CELULOSE


GRUPO ORSA E A INTERNATIONAL PAPER FIRMAM ACORDO PARA CRIAR UMA JOINT VENTURE
 Os comentários de que a Empresa Jari irá fechar tem sido a maior preocupação da população do Vale do Jari e dos municípios circunvizinhos. Visto que, os momentos de crise que a empresa já enfrentou, ao longo dos anos, os moradores da região, sempre foram os primeiros a sentirem os impactos econômicos e sociais.
Embora tenhamos pessoas pessimistas e que torcem pela decadência do Vale do Jari, pois a falência da Empresa Jari, caracterizaria um grande prejuízo na economia da região, é importante ressaltar que a empresa não está decretando falência e  também não está sendo vendida.
O fato é que o Grupo Orsa e a International Paper firmaram acordo para criar uma Joint Venture. Em outras palavras uma Joint venture pode ser chamada de  empreendimento conjunto que é uma associação de  empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personsalidade juridica.
Nessa nova empresa a International Paper terá participação de 75% e a Jari Celulose responderá por 25%. Farão parte desta Joint Venture as fábricas de Nova Campina, Suzano, Franco da Rocha e Paulínia (SP), Manaus (AM) e Rio Verde (GO). As demais empresas do Grupo Orsa, assim como as florestas e a Fundação Orsa, não entram nessa negociação.
A expectativa é que através dessa associação o Grupo Orsa ampliará a sua capacidade de ofertar produtos de alta qualidade e serviços inovadores.
A International Paper é uma empresa global na produção de papéis não revestidos e embalagens, com operações em 24 países e faturamento, em 2011, de US$26 bilhões. No Brasil, possui aproximadamente 2.600 profissionais e seu sistema integrado de produção é composto por três fábricas: duas no estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Entre seus produtos destacam-se as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril.
Vale ressaltar que o mundo em que vivemos é mutável e turbulento, onde há mudanças constante. A descontinuidade provoca uma total ruptura com o passado e trona-se difícil  qualquer previsão a respeito do futuro.
Todas essas transações  provocam profundos impactos  na vida de uma empresa. O sucesso das organizações dependerá  da sua capacidade  de ler  e interpretar a realidade externa.
Hoje em dia precisamos estar perfeitamente informados a respeito  de forças e variáveis como a globalização e a competitividade, o desenvolvimento tecnológico  e da  informação. 
Enquanto gestores não podemos perder de vista a nova ordem mundial. A globalização da economia está derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando novo mundo.
Entretanto, nesse panorama também precisamos ter clareza que a nossa região representa uma terra de oportunidades, o que precisamos é nos disponibilizar para desenvolver uma economia sustentável e acreditarmos na nossa capacidade de crescimento. Joint venture é a nova realidade da Jari Celulose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário