GESTÃO
DEMOCRÁTICA: CAMINHO PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA ESCOLA PARTICIPATIVA
Raimundo Mai Silva Sarraff*
Resumo:
A gestão democrática da escola pública rompe
barreiras, discute interdisciplinaridade, constrói projetos, define a escola
enquanto instituição social. Uma escola democrática se preocupa com a formação
integral do educando, sua vida, seus valores, suas organizações, considera-o
como um ser completo, indissociável e capaz, pronto para o trabalho e para o
desenvolvimento de seu papel principal, o exercício da cidadania. O principal
objetivo desse artigo é subsidiar a compreensão da gestão democrática e o papel
do diretor escolar dentro dessa nova abordagem. Diferencia gestão de
administração e aponta diretrizes que podem auxiliar as ações do diretor na
escola participativa. Conclui-se que a autonomia da escola é um processo em
construção e o seu desempenho está diretamente ligado a uma tomada de consciência
dos seus envolvidos.
Palavras
– chave: Gestão democrática. Administração. Direção escolar.
Autonomia. Escola participativa.
Introdução
Gestão escolar
democrática é uma discussão atual que tem despertado interesse de diversos
segmentos sociais. As análises aqui apresentadas permite compreender os
diferentes modelos de administração escolar e seus reflexos na qualidade do
processo de ensino da escola pública. Definimos gestão escolar democrática como
um sistema que possibilita a constituição de uma escola participativa.
Compreender esse paradigma e sua relevância política e social é o principal o
objetivo desse artigo, destaca-se o posicionamento do poder público e dos
profissionais da educação, ao mesmo tempo apresenta abordagens que podem levar
a escola a conquista da sua autonomia e consequentemente a emancipação de seus
integrantes.
CONFIRA O ARTIGO NA ÍNTEGRA:
http://pesquisaem4.dominiotemporario.com/doc/Educacao_Revista_001_Artigo_04.pdf
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