quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

EURICELIA CARDOSO É A NOVA DIRETORA DA ESCOLA DO LEGISLATIVO



No dia 14 de janeiro/13 (segunda-feira), o Presidente da Assembleia Legislativa – AP, Junior Favacho, nomeou Euricelia Cardoso para assumir o cargo de diretora da Escola do Legislativo.
Em Laranjal do Jari, Euricelia Cardoso, foi vereadora e prefeita por dois mandatos consecutivos. Atualmente, também é presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá – AMEAP. Em seu primeiro mandato de prefeita ganhou vários prêmios de reconhecimento administrativo. E em 2012 foi eleita pelo Sebrae Prefeita Empreendedora da Região Norte, chegando a representar o Brasil no continente europeu, especificamente no Reino Unido – na Missão Técnica Internacional sobre empreendedorismo.
A ex-prefeita e atual Diretora da Escola do Legislativo entregou ao seu sucessor, Zeca Madeireiro, um número significativo de obras em fase de execução, convênios e recursos alocados que garantirá o sucesso da nova gestão e a continuidade do crescimento promissor do município.
A Escola do Legislativo tem como objetivo “promover ações de formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores do legislativo, agentes políticos, servidores públicos e gestores de entidades visando à mudança de padrões comportamental e crítico, valorizando e transformando informação em conhecimento”.
A nova gestora da Escola enfatiza que “diante do novo desafio a parceria é a palavra-chave, pois diante das atividades que virão o cidadão estará em primeiro lugar”.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O que é o projeto político-pedagógico (PPP)



O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Saiba como elaborar esse documento


Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
  •      É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
  •     É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  •      É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
  •      Missão
  •      Clientela
  •      Dados sobre a aprendizagem
  •      Relação com as famílias
  •      Recursos
  •      Diretrizes pedagógicas
  •      Plano de ação
Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

Continue lendo a reportagem