quarta-feira, 24 de abril de 2013

MESTRADO EM ARTES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA - INSCRIÇÕES ABERTAS

O Programa de Pós - Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará - UFPA torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo da Turma de 2013 do Curso de Mestrado Acadêmico em Artes.
 
Confira o edital:

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CURSO GESTÃO DE CONVÊNIOS FEDERAIS E O SICONV: DA SOLICITAÇÃO A TOMADA DE CONTAS ESPECIAL



O curso Gestão de Convênios Federais e o SICONV: da Solicitação a Tomada de Contas Especial, promovido pela Escola do Legislativo/ AP, nos dias 11 e 12 de abril/2013, visa capacitar gestores municipais, secretários e demais servidores que atuam na operacionalização de convênios federais, para assegurar maior eficiência e desempenho na administração das Prefeituras no Estado do Amapá.
Pelo processo eleitoral de outubro/2012 os municípios passaram por grandes mudanças políticas e administrativas. Para tanto, a nova gestão necessita de suporte e conhecimento técnico na manutenção e na captação de recursos da união.
O SICONV – Sistema de Convênios é uma nova metodologia de controle das celebrações, execuções, acompanhamentos e prestações de contas de convênios e contratos de repasse firmados com recursos da União.
O sistema é aberto ao público via internet por meio de página específica e abrange todos os órgãos do Governo Federal com projetos passíveis de transferência a todas as entidades municipais, estaduais e entidades privadas sem fins lucrativos que firmarem convênios, contratos de repasse e termo de parceria com a União. 
 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Em favor da escola pública

"O discurso de que o ensino público é, necessariamente, pior do que o particular, além não ser verdadeiro, é um desserviço. É preciso valorizar o que a escola pública tem de bom e lutar para resolver os problemas existentes."

Ao comparar a qualidade de escolas públicas e particulares, não é difícil imaginar um grande abismo separando esses dois grupos. De um lado, as instituições privadas, com melhor infraestrutura, professores de ponta e, por consequência, alunos com aprendizagem garantida. Do outro, salas sucateadas, professores mal pagos e mal formados e crianças deixadas completamente de lado. Infelizmente, essa imagem distorcida é cada vez mais comum no país - e é extremamente prejudicial à Educação brasileira.  

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/favor-escola-publica-736876.shtml