domingo, 25 de novembro de 2012

O que é indisciplina?



Que a profissão docente passa por um momento delicado é algo reconhecido não apenas por quem faz da sala de aula o seu dia a dia, mas também pelos estudiosos que se debruçam sobre o assunto. Philippe Perrenoud, referência na sociologia da Educação, costuma afirmar que nunca foi tão difícil ser professor. 
Isso porque a escola passa por dois movimentos de mudança - ambos externos aos seus muros. Por um lado, cobra-se cada vez mais tarefas da instituição: ensino dos conteúdos regulares, temas transversais, cidadania, ética, educação sexual e por aí vai. De outro, afirma o especialista, "as condições de exercício da profissão estão cada vez mais difíceis". 
Entre essas dificuldades, a indisciplina lidera  a lista de queixas. Pesquisa realizada por NOVA ESCOLA e Ibope em 2007 com 500 professores de todo o país revelou que 69% deles apontavam a indisciplina e a falta de atenção entre os principais problemas da sala de aula. Só quem sente na pele a questão no cotidiano tem a real dimensão de como o problema é desgastante, levando ao desestímulo com a profissão e, muitas vezes, até ao abandono.
Mas, calma. Respire. É possível, sim, virar esse jogo. Quer conseguir uma turma atenta e motivada? Sim, é possível. Na maioria das vezes, trata-se de um trabalho de longo prazo, com avanços e recuos e rediscussões permanentes, em que o trabalho em equipe é essencial. Não há receita mágica, mas muitos caminhos para chegar lá.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/indisciplina-503228.shtml

sábado, 17 de novembro de 2012

HÁ UMA SAÍDA



Shirley Cavalhães
Bem distante eu te vi parado à beira do caminho
Cabisbaixo e sem direção se sentindo tão sozinho
Coração batendo angustiado em seu peito você vive maus momentos
É todo dia a mesma coisa e você se cansou de tanto sofrimento
Mas eu declaro que chegou a hora e Deus vai tirar você desse vento
Se a fúria do inimigo contra ti se levantar
Ele ordena anjos poderosos para te guardar
Foi ungido, foi remido e separado pra vencer e reinar com Ele

Deus vai na frente garantindo a vitória para os filhos seus
Quebrando as correntes sujeitando os inimigos porque Ele é Deus
Faz sair água da rocha com esse Deus não há quem possa
Não há como nosso Deus

Lá no Egito trouxe as pragas e humilhou um tal de Faraó
Exaltou a Israel e fez saber que aquele povo não estava só
Faz a morte virar vida pra tudo tem uma saída
não há Deus como esse Deus

Elohim, El Shadday, Adonai
Adore o nome dEle
Ele é Deus verdadeiro
Ele te amou primeiro
Te levanta desse chão...
Elohim, El Shadday, Adonai
Adore o nome dele
Faz a morte virar vida
Pra tudo tem uma saída
Faz de ti um campeão

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Tribunal de Contas do Estado do Amapá - TCE promove Seminário de Orientações sobre Regras de Transição de Mandato, Controle Interno e Ouvidoria.

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá - TCE em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Amapá – AMEAP, Corregedoria Geral da União – CGU, Ministério Público e Assembleia Legislativa promove seminário com os prefeitos e vereadores atuais e os eleitos em 2012 para orientações sobre regras de transição de mandato, controle interno e ouvidoria.
O evento acontecerá no dia 22 de novembro/12, na Escola Legislativa, situada na Rua Hildemar Maia esquina com a Avenida Timbiras, bairro Buritizal, Macapá, a partir das 8:00 horas.
Com a modernização da economia e a ascensão da globalização a administração pública também passa por um processo de transformação. É importante ressaltar que as prefeituras captam recursos federais e uma simples negligencia os municípios perdem convênios e deixam de receber determinados repasses.
Para o bem da população o processo de mudança de governo deve acontecer de maneira gradativa, pois os serviços públicos devem continuar.
É importante lembrar que o cidadão está acima de qualquer bandeira ou cor partidária e que após a eleição o prefeito eleito representa o município e não apenas um pequeno grupo que o elegeu.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

NOVOS RUMOS DA JARI CELULOSE


GRUPO ORSA E A INTERNATIONAL PAPER FIRMAM ACORDO PARA CRIAR UMA JOINT VENTURE
 Os comentários de que a Empresa Jari irá fechar tem sido a maior preocupação da população do Vale do Jari e dos municípios circunvizinhos. Visto que, os momentos de crise que a empresa já enfrentou, ao longo dos anos, os moradores da região, sempre foram os primeiros a sentirem os impactos econômicos e sociais.
Embora tenhamos pessoas pessimistas e que torcem pela decadência do Vale do Jari, pois a falência da Empresa Jari, caracterizaria um grande prejuízo na economia da região, é importante ressaltar que a empresa não está decretando falência e  também não está sendo vendida.
O fato é que o Grupo Orsa e a International Paper firmaram acordo para criar uma Joint Venture. Em outras palavras uma Joint venture pode ser chamada de  empreendimento conjunto que é uma associação de  empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personsalidade juridica.
Nessa nova empresa a International Paper terá participação de 75% e a Jari Celulose responderá por 25%. Farão parte desta Joint Venture as fábricas de Nova Campina, Suzano, Franco da Rocha e Paulínia (SP), Manaus (AM) e Rio Verde (GO). As demais empresas do Grupo Orsa, assim como as florestas e a Fundação Orsa, não entram nessa negociação.
A expectativa é que através dessa associação o Grupo Orsa ampliará a sua capacidade de ofertar produtos de alta qualidade e serviços inovadores.
A International Paper é uma empresa global na produção de papéis não revestidos e embalagens, com operações em 24 países e faturamento, em 2011, de US$26 bilhões. No Brasil, possui aproximadamente 2.600 profissionais e seu sistema integrado de produção é composto por três fábricas: duas no estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul. Entre seus produtos destacam-se as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril.
Vale ressaltar que o mundo em que vivemos é mutável e turbulento, onde há mudanças constante. A descontinuidade provoca uma total ruptura com o passado e trona-se difícil  qualquer previsão a respeito do futuro.
Todas essas transações  provocam profundos impactos  na vida de uma empresa. O sucesso das organizações dependerá  da sua capacidade  de ler  e interpretar a realidade externa.
Hoje em dia precisamos estar perfeitamente informados a respeito  de forças e variáveis como a globalização e a competitividade, o desenvolvimento tecnológico  e da  informação. 
Enquanto gestores não podemos perder de vista a nova ordem mundial. A globalização da economia está derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando novo mundo.
Entretanto, nesse panorama também precisamos ter clareza que a nossa região representa uma terra de oportunidades, o que precisamos é nos disponibilizar para desenvolver uma economia sustentável e acreditarmos na nossa capacidade de crescimento. Joint venture é a nova realidade da Jari Celulose.