sexta-feira, 27 de julho de 2012

INAUGURAÇÃO DA AGÊNCIA DO BASA EM LARANJAL DO JARI


Na manhã desta sexta-feira (27/07/12) aconteceu a inauguração da Agencia do Banco da Amazônia em Laranjal do Jari. O gerente da agencia Adalberto Fonseca de Melo (anfitrião), contou com a participação de várias autoridades, dentre elas, João Alvarenga - Superintendente do SEBRAE–AP, Nilza Amaral -Diretora - Presidente do Procon, Dalva Figueiredo – Deputada Federal, Euricelia Cardoso – prefeita do município e a comunidade laranjalense.
foto: Ediel Aranha
O Banco da Amazônia é uma instituição financeira que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da Amazônia, apoiando pesquisas e estimulando o crédito articulado com o Governo Federal, Estadual e Municipal  através de parcerias com universidades, Sebrae e organizações não-governamentais.
Suas ações são pautadas na ética e na excelência. Além dos interesses dos seus acionistas também considera que através das práticas de responsabilidade social empresarial torna-se possível o desenvolvimento sustentável.
Laranjal do Jari, município localizado no extremo sul do Estado do Amapá, privilegiado pela conservação das suas riquezas naturais e de grande potencial econômico, é contemplado com mais uma agencia bancária. Após a instalação de uma agencia da Caixa Econômica Federal, agora é inaugurada a Agência do Banco da Amazônia. Graças ao crescimento social e econômico do município.
Em nosso entendimento nenhuma agência bancária se instalada num município onde não há geração de renda. É através do crescimento econômico, social e administrativo que desperta o interesse dos investidores. O emprego correto e direcionado na captação de recursos federais, a valorização do empreendedorismo individual e o estimulo do comercio, como terceiro setor da economia, são fatores determinantes para a competitividade, geração de politicas inovadoras e atração de investidores. Com base nessas ações a consequência é geração de renda e melhor qualidade de vida ao cidadão laranjalense.
Queremos aqui parabenizar cada cidadão de Laranjal do Jari, e, em especial, agradecer o empenho da gestora do município, Euricelia Cardoso e sua equipe de governo, que inegavelmente é responsável pelo processo de transformação que Laranjal do Jari vem passando.
Paz e bem!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

GEA diz que pagamento pode não sair dia 30


Tribunal de Justiça expediu ofício ontem à tarde, ao gerente do Banco do Brasil, determinando bloqueio de recursos na conta do GEA, a fim de garantir a complementação do duodécimo.
O Governador do Amapá não cumpriu a determinação do TJAP, obrigando o repasse integral do duodécimo ao poder Judiciário.
Devido o descumprimento da decisão judicial o gerente do Banco do Brasil, Marcelo da Silva Botelho, recebeu notificação do TJAP determinando o bloqueio imediato de R$ 7.625.000,00 na conta do GEA, valor relativo a 50% do duodécimo de julho de 2012 do Judiciário, não repassado pelo Executivo. 
O valor, conforme determina o ofício encaminhado ao banco, deve ser transferindo para a conta do Tribunal de Justiça. 
Através de nota, o GEA afirmou que o bloqueio pode comprometer o pagamento do funcionalismo público, marcado para o próximo dia 30.
Vamos torcer para que isso não aconteça...

Fonte:  http://www.jdia.com.br/pagina.php?pg=exibir_not&idnoticia=54524

OS GREVISTAS DE ONTEM – OS OPRESSORES DE HOJE

 E agora? O que fazer? 1º de agosto é dia de retorno às aulas. Meu filho deve ir pra escola? Como fica a situação dos grevistas? E o prejuízo? Quem assume a responsabilidade?

O Estado Democrático instituído pela Constituição de 1988 foi resultado da consolidação de intensas lutas dos movimentos populares. Durante a ditadura militar vários movimentos revolucionários despontavam de norte a sul deste país.
A música, o teatro, a arte e principalmente a escola foram fundamentais na conscientização da população para dá um basta na conjuntura política opressora  daquele período.
Criticar a opressão, condenar o sistema imposto e deflagrar movimentos grevistas era caracterizado afronta aos chefes de estado. Tortura era a principal punição aos líderes dos movimentos.
Os tempos mudaram: a democracia e a “anistia” foram instituídas e os poderes foram conquistados pelos ex-líderes das revoltas. Lula, Dilma, Fernando Henrique e até mesmo lideranças políticas do Amapá são exemplos de pessoas que fizeram parte dessa história.
Parece que os tempos mudaram e as concepções também. É surpreendente ver as universidades federais em greve há mais de 50 dias e a Presidente da República, vítima da repressão, não atender os clamores do seu povo. Várias capitais brasileiras em greve desde março/2012 e os governos não dão uma resposta à população. A ordem é cortar o ponto dos servidores, chama-los de irresponsáveis e subversivos.
E agora? O que fazer? 1º de agosto é dia de retorno às aulas. Meu filho deve ir pra escola? Como fica a situação dos grevistas? Desmoralizado, pois até então não houve nenhuma conquista. Em nosso entendimento o único prejudicado tem sido os alunos, vítimas de um jogo político entre chefes de estado e lideranças sindicais.
Tudo pode mudar, o tempo pode passar, mas, a luta pelo exercício da democracia deve permanecer. A maior das hipocrisias é “repetir hoje”, o que eu líder de movimento, “condenava ontem”. 

INFELIZMENTE OS LÍDERES GREVISTAS DE ONTEM SÃO OS OPRESSORES DE HOJE

terça-feira, 24 de julho de 2012

07 DE OUTUBRO – ELEIÇÃO PARA JUIZ DE PAZ EM LARANJAL DO JARI


JUIZ DE PAZ
PAULO GODINHO – nº 110
CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
 
COMPETENCIA DO JUIZ DE PAZ
Celebrar casamentos, verificar o processo de habilitação e exercer atribuições conciliatórias, sem caráter jurisdicional. Além dessas competências definidas pela Constituição Federal, a lei que instituiu a Justiça de Paz no Estado do Amapá atribui ao Juiz de Paz as competências de: zelar pelos direitos e garantias fundamentais dos idosos, portadores de necessidades especiais, crianças e adolescentes; expedir atestado de residência, de vida, de viuvez ou de pobreza; arrecadar bens de ausentes e vagos até que intervenha a autoridade competente; zelar pela observância das normas relativas à defesa do meio ambiente; e funcionar como perito junto aos Juizados Especiais.

BLOG: Paulo Godinho, por que você quer ser Juiz de Paz em Laranjal do Jari?
PAULO GODINHO: (respostas) Tenho uma família consolidada e uma história de luta dentro dos movimentos sociais. Na época de estudante participei diretamente dos grêmios estudantis. No período em que estive como Diretor de Turismo na Prefeitura, junto com a equipe, idealizamos a criação de um calendário cultural e com a determinação e responsabilidade da Administração Municipal, hoje, Laranjal do Jari, realiza grandes eventos, como Circuito Cultural, Carnavale, Forrozão, Laranjal Verão que tem repercussão em todo o Estado do Amapá.

BLOG: Além da realização de casamentos, o Juiz de Paz também tem a função de zelar pelos direitos de cidadania de crianças, idosos, adolescente e portadores de necessidades especiais. Como você compreende esses direitos e deveres do cidadão, enquanto pessoa humana?
PAULO GODINHO: (resposta) O ser humano tem a necessidade de expressão e o direito de expressão é um direito humano, um direito constitucional que faz parte das necessidades essenciais da pessoa humana. A pessoa humana pensa, raciocina, avalia, julga e tem necessidade de se comunicar. Acredito que é uma necessidade intelectual e que só se satisfaz na convivência. Então, respeitar os direitos de cidadania é um princípio que se inicia no seio familiar e que faz parte da personalidade de cada um.

BLOG: Você se coloca dentro desses princípios?
PAULO GODINHO: (resposta) Sim. Tenho meu limpo. Qualquer pessoa pode consultar meu CPF, verificar meu nome junto aos órgãos de crédito. Tenho residência fixa, tenho minha empresa toda regularizada junto a Receita Federal. Zelo pelas boas amizades, acredito na pessoa humana e respeito a diversidade. Acredito que a estruturação familiar é à base da organização da sociedade.

BLOG: Dê uma mensagem e peça o voto da sociedade laranjalense.
PAULO GODINHO: (resposta)
“A ética individual não é desligada da ética social exatamente porque ninguém vive sozinho, todos vivem necessariamente num grupo humano, todos vivem necessariamente em associação“.
- Meus amigos e amigas de Laranjal do Jari - coloco o meu nome para julgamento da sociedade, peço o seu voto – não quero aqui me colocar como superior a nenhum dos meus concorrentes, entretanto, faça uma análise e escolha o Juiz de Paz que deverá ser merecedor do seu voto.
Vote Paulo Godinho nº 110

CONHEÇA ZECA MADEIREIRO 11 -


Amigos e amigas de Laranjal do Jari – AP,

É uma honra poder chegar à casa de cada cidadão laranjalense e apresentar um pouco da minha história de vida no Vale do Jari. Principalmente porque sou filho desta terra, nascido e criado no Bairro Malvinas, e, para meu maior orgulho, continuo morando no mesmo local, onde cresci ao lado de amigos e amigas formando uma grande família, cheia de vida e história para contar.
Tenho 34 anos de idade e 7 irmão. Sou casado e pai de 5 filhos. Minha infância foi marcada de trabalho e responsabilidade, pois perdi meu pai aos 3 anos de idade e para ajudar minha mãe nas despesas de casa, trabalhava nos bares, restaurantes, estancias e embarcações da nossa cidade.
Participei dos grêmios de estudantes, grupos de pastoral e associações. Trabalhei na reformulação de várias leis municipais, sessões itinerantes e programas de rádio sempre ouvindo as necessidades da população.
Durante meu segundo mandato de vereador fui convidado para assumir a Secretaria de Transporte, nesse período sinalizamos a Avenida Tancredo Neves, colocando faixas de pedestre e solicitei providencias na revitalização da sede a qual atuava.

AÇÕES DE QUEM ENTENDE DE POLÍTICA HUMANITÁRIA

Zeca Madeireiro sempre participou de projetos e eventos em benefício do cidadão laranjalense como criação da lei de mototaxista, a reformulação da lei orgânica municipal e do regimento interno da câmara, promoveu vários cursos de qualificação para os funcionários da casa, enquanto presidente da Câmara, propôs, a criação de Coordenadorias da mulher, LGBT, igualdade racial e juventude, e, em conjunto com os demais parlamentares, propôs a criação do projeto que autoriza o poder executivo a promover o “copão” (Natal sem fome), no bairro Malvinas e participou ativamente na construção dos planos de carreira, cargos e salários dos servidores municipais.

ZECA MADEIREIRO – VEREADOR ATUANTE E COMPROMETIDO COM O CIDADÃO LARANJALENSE

Laranjal do Jari é destaque político e econômico no Estado do Amapá e da Região Norte graças à consolidação de uma administração que entendeu a necessidade de estruturar o setor público, valorizar os servidores, ampliar a rede de ensino, estruturar o sistema de saúde, incentivar o esporte, o lazer e a diversidade cultural.
A cidade tem passado por um processo de transformação e crescimento socioeconômico e na infraestrutura. São inúmeros investimentos empregados diretamente na geração de emprego e renda e consequentemente na qualidade de vida do cidadão. Nessa trajetória Zeca Madeireiro 11 sempre esteve ao lado da prefeita Euricelia Cardoso.
(Material enviado pela coordenação da campanha)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

TEMA DA SEMANA CONHEÇA OS CANDIDATOS A PREFEITO DE LARANJAL DO JARI


CONFORME ANUNCIAMOS ESTAMOS PUBLICANDO AS MATÉRIAS ENVIADAS PELOS CANDIDATOS A PREFEITO DE LARANJAL DO JARI - AP (OS CANDIDATOS QUE NÃO ENVIARAM AS RESPECTIVAS MATÉRIAS NÃO TERÃO DIVULGAÇÃO - A TEMÁTICA DA PRÓXIMA SEMANA SERÁ SAÚDE)  
- COMENTÁRIO:
Conhecer os candidatos antes de votar é uma necessidade. É inadmissível que corramos o risco de votar em alguém só por que fala bonito, prometeu um emprego ou agora, nesse período de eleição, enxergou as falhas da atual administração, visitou a minha casa e comprou o meu voto.
A temática da semana: CONHEÇA O SEU CANDIDATO, proposta por esse blog tem como objetivo divulgar o currículo daqueles que pretendem ser prefeito da cidade de Laranjal do Jari. A prefeitura é uma empresa e como tal precisa de funcionários qualificados. O prefeito é um funcionário público como qualquer trabalhador. E quem nomeia esse servidor é a população. 
Quando não se analisa o currículo vitae do trabalhador a empresa corre o risco de ir à falência. Chefe de empresa mal qualificados, atrasa o pagamento dos seu funcionários, trata mal o cliente, não tem planejamento e nem visão de futuro e com certeza não sobreviverá no atual mundo globalizado.
No currículo vitae constam experiências e referencias do trabalhador. Um funcionário sem experiência e boa referencia só causará problemas dentro da empresa.
NÃO VENDA O SEU VOTO !

domingo, 22 de julho de 2012

ENQUETE PARA VEREADOR DE LARANJAL DO JARI

Atendendo a solicitação dos internautas estamos publicando a enquete para vereador nas eleições/2012, com previsão de encerramento no dia 05 de agosto. Participarão da próxima enquete os 50 (cinquenta) mais votados.
De acordo com a relação obtida no site do TRE - AP teremos nessa eleição a participação de 114 (cento e quatorze) candidatos a vereador, disputando 9 (nove) vagas. 
Escolha um candidato para lhe representar no legislativo. 
Obrigado pela participação.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012 – RUMO A PREFEITURA DE LARANJAL DO JARI


PORQUE VOTAR EM ........ ?
Em outubro/2012 Laranjal do Jari elegerá aquele que durante 04 (quatro) anos estará administrando o município. Cada cidadão terá que comparecer as urnas e fazer suas escolhas. Infelizmente, ainda tem muitos eleitores “analfabetos políticos” que desconhecem a importância do voto. Não tem consciência que a sua decisão implica num conjunto de fatores que influenciam diretamente o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Portanto, nada de votar nulo. Expresse sua opinião, conheça os candidatos e escolha um para depositar sua confiança. Ressalta-se que ninguém vota “errado”, e nem “todo povo merece o governo que tem”, muito menos “todo político é ladrão”. Essas expressões são pejorativas e só prejudicam o processo democrático.
Criticar a democracia brasileira é coerente, entretanto, condená-la é ignorância. Imagine se você tivesse nascido no Iraque, Israel, Síria e tantos outros países que desconhecem o conceito de democracia. Não podemos deixar de exercer nossa cidadania.
Antes de escolher o seu candidato é necessário conhecê-lo, analisar suas propostas e ideais filosóficos e partidários. Um candidato que a cada eleição muda de partido não é merecedor do seu voto, pois essa atitude caracteriza que quer obter o poder a qualquer custo. E além desses fatores, deixa claro que não luta por um ideal.
Todo candidato pertence a um grupo político, procure saber qual é esse grupo, quem são os seus agentes. Ninguém governa sozinho. Verifique se o candidato é aberto ao diálogo, vivencia o conceito democrático e o que ele já fez pela coletividade. Um candidato sério tem uma estrutura familiar consolidada, não tem denuncia na justiça, não é acusado de ter cometido crime. Um bom candidato zela pela vivencia de valores éticos e morais.
Antes de votar, pense que os seus filhos precisam de emprego, escola,  e atendimento médico. Uma cidade mal administrada não tem movimento no comercio, não cresce, não recebem investimento federal.
Diante desse contexto, esse blog estará divulgando (semanalmente) as propostas dos candidatos de Laranjal do Jari. Faremos as perguntas e os candidatos (ou coligação) darão as respostas. Não aceitaremos ofensas, calunias ou outros termos que não condiz com a norma culta da sociedade. No rodapé de cada matéria é aberto para comentários dos eleitores, que também devem obedecer às respectivas regras. A matéria deve ser enviada para o seguinte endereço: email: maisarraff@hotmail.com, enviar no formato word, máximo de 25 linhas e duas fotos. Erros gramaticais ou respostas incompletas são de responsabilidades dos candidatos e/ou coligações.
A participação é livre e só divulgaremos o que recebermos. O trabalho desse blog é puramente educativo, aberto a crítica e a interação social.
O tema da semana é: CONHEÇA O SEU CANDIDATO

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ENQUETE


Após a definição dos candidatos a prefeito de Laranjal do Jari – AP estamos disponibilizando uma nova enquete em nosso blog. Os nomes dos candidatos foram postos em ordem alfabética. Ao votar você acompanhará os resultados em percentuais em uma janela que abrirá automaticamente. O número de votos poderá ser visto após o candidato ultrapassar um total de 20 (vinte) votos. O encerramento previsto será no dia 30/07/2012. O participante da enquete não se identifica e vota uma única vez.
Ficamos gratos pela sua participação!
(Ressaltamos que enquete não é pesquisa eleitoral)

sexta-feira, 6 de julho de 2012

DEFINIDO OS CANDIDATOS A PREFEITO DE LARANJAL DO JARI


De acordo com a lei 9.504/97 e o calendário eleitoral/2012, os partidos políticos tiverem até a data de ontem (05/07/12), para definirem os seus candidatos a prefeito e a vereador para as eleições municipais que ocorrerão em outubro próximo. Com a definição dos nomes o panorama eleitoral do município de Laranjal do Jari se estabiliza. Surgiram novos candidatos e outros recuaram para a vaga de vice compondo alianças. Entretanto, o que se observa é que todos sonham em chegar ao poder executivo.
A “vaidade” e a “sede pelo poder” foi o ponto determinante na formação das “chapas”, pouquíssimos dos pré-candidatos que se apresentavam quiserem recuar para vice, o que fez com que uma cidade com pouco mais de 27 000 (vinte e sete mil) eleitores tivessem uma eleição com um total de 09 (nove) candidatos a prefeito.
Manoel Pombo (PSB), candidato do Governador fechou aliança com o Rogério Serrão (PT do B), que atualmente faz parte do grupo do governo estadual; Eliá Conrado (PSL), candidato do ex- Presidente da Assembleia Legislativa – AP (afastado recentemente pela justiça),  fez composição com o Pantoja (PRB); Elizeu Cardoso (PT), candidato da vice Governadora e da  Dep. Dalva Figueiredo, compôs com o vereador Erivam Gomes (PC do B); Zequinha Madeireiro (PP), candidato a sucessão da Prefeita Euricelia, teve como vice Nazilda Fernandes (PP); Bode Queiroga (PDT) fez aliança com Ayton Nobre (PV); Barbudo Sarraf (PMN), teve como vice a Drª Guilhermina (PMN); Irmão Tadeu (PTB), fechou com o Dr. Volney (PTB); Delegado Prata (PSDB) aliou-se com Cleber Cardoso (PR) e de ultima hora surgiu o Dr. Ernesto (PPL) que ainda não definiu seu vice(até o fechamento dessa matéria).
Começa agora uma nova missão, a conquista do voto. Em uma leitura mais ampla pode-se chegar à conclusão de que serão oito contra um, ou seja, quem ficará na berlinda é o candidato à sucessão de Euricelia Cardoso. Os que mais jogam pedra na administração municipal são aqueles que usufruíram da gestão e esperavam ser indicados pela prefeita, ou então gostariam de fazer alianças, porém não foram dignos de confiabilidade do grupo, tanto é que partiram “sozinhos”, não conseguindo provocar “racha” no grupo.
A possível aliança de PSB e PT também não aconteceu. O nome “pombo” não teve aceitabilidade, nos bastidores da política local, ninguém queria ser o seu vice. O PT por outro lado, tentando, camuflar o desgaste do GEA, lançou candidatura própria. A candidatura que despertou suspense até o seu registro foi a de Barbudo Sarraf, comentava-se que o candidato estaria “inelegível”  por estar respondendo por crime de “improbidade administrativa” e “pedofilia”. Sem vice, buscou nome de ultima hora na sua própria legenda.
Diante das alianças o que se aguardava ansiosamente seria a definição da atual gestora, que pela 3ª vez consecutiva parte pra uma campanha eleitoral sem alianças externas. Em sua primeira eleição o vice na época Irmão Eliá o abandonou véspera da eleição, na reeleição novamente foi traída pelo ex-deputado Mandi, (que indicou o vice pelo PV). E agora, a véspera de uma nova empreitada estava tudo certo pra fechar com o PDT (do Bode Queiroga), de repente, de uma hora pra outra o então candidato, como sempre,  pulou para outro lado.
É importante lembrar que ser prefeito não pode ser visto como uma “vaidade”. Mudanças acontecem e isso é bom, entretanto, ao votar, automaticamente, o eleitor está entregando o poder aquela pessoa que vai pagar o salário do servidor, administrar as unidades de saúde, as escolas e durante quatro anos, o prefeito eleito, vai comandar o município.
Este é o momento para avaliar a postura de cada candidato. Procurar saber a qual grupo pertence, quais os seus antecedentes políticos e ideológicos, o que esse candidato já fez em prol do município e da coletividade. É inadmissível votar em candidato que não tem Plano de Governo e não sabe nem pra onde fica Administração Pública. Lembro-me com precisão da última eleição pra governo do Estado, o povo queria mudança,  escandalizaram em mídia nacional o governo da época, e, até hoje, nada foi provado, e o que se instalou no Estado foi um governo que tem por base a repressão, a ditadura e a incompetência. A educação está em greve desde abril, por não pagar o piso salarial do professor. É caos na saúde, na segurança, enfim, o Amapá está mergulhado num pântano profundo. Tudo isso, por um único fator, elegemos alguém que não tem competência para negociar com as categorias, não sabe dialogar com as classes, e, principalmente, desconhece o conceito de GESTÃO PÚBLICA.
Pense nisso...!