segunda-feira, 28 de maio de 2012

SENSACIONALISMO DO FANTÁSTICO CAUSA CONSTRANGIMENTO AOS INTEGRANTES DO PROJETO BIO JARI


Divulgado em mídia nacional pelo Fantástico no último domingo (27/05/2012), o projeto BIO JARI apresentado na MOSTRATEC (Rio Grande do Sul) e nos EUA pelos alunos Adymailson Nascimento Santos e Thyssiane de Sousa Teixeira, sob a coordenação da professora Elizabeth Rodrigues despertou nas redes sociais, principalmente no facebook, críticas e elogios à respectiva matéria, consequentemente aos integrantes do projeto.
De um lado aqueles que não foram citados na reportagem que é o caso da aluna Isla Gonçalves Marreiros, que como uma das idealizadoras do projeto não recebeu nenhum mérito. O sensacionalismo exibido pelo Fantástico e/ou a falta de clareza dos fatos também deixou em aberto a participação do poder público como incentivador para a elaboração e apresentação do projeto.
A situação é constrangedora, pois, Laranjal do Jari, é uma cidade em que todos se conhecem e são sabedores que para a realização do projeto houve a participação de outros agentes. De acordo com a matéria exibida, o grupo não recebeu nenhum incentivo. Neste caso, precisa ser justificado o aporte financeiro no valor de R$ 26.460,00 (Vinte e seis mil, quatrocentos e sessenta reais),  da SEED (Secretaria de Estado da Educação/AP), divulgado no site do GEA, no seguinte endereço:http://www.ap.gov.br/amapa/site/paginas/noticias/news.jsp?ref=4061&dtDay=2012-01-30. E o valor de R$ 4.413,00 (Quatro mil, quatrocentos e treze reais), repassado pela Prefeitura de Laranjal do Jari/AP, como incentivo para a compra de passagens. Acredita-se que o Fantástico obteve as respectivas informações, mas infelizmente não divulgou os fatos, causando constrangimento entre os envolvidos.
Representar o Amapá, em especial, Laranjal do Jari, internacionalmente é um desafio. Isso prova que embora estejamos “numa comunidade pobre, distante” temos pessoas inteligentes, persistentes e audaciosas. Em nosso ponto de vista parabéns é pouco para externar nossas congratulações.
Entretanto, divulgar os agentes envolvidos e os patrocinadores é uma forma de incentivá-los para que continuem a patrocinar outros projetos. Em se tratando do poder público, não seria divulgar nomes, mas reconhecer a sua importância em incentivar e acreditar no talento dos filhos da terra.

2 comentários:

  1. uma informação esse tal dinheiro q a SEED disse que mandou...não chegou tudo em nossas mãos....o processo ta rolando no ministerio publico sobre o desaparecimento do mesmo pela direção da escola....

    ADYMAILSON SANTOS

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Ady. Algumas pessoas só procuram analisar e discutir a favor do lado em que elas estão envolvidas e de onde podem tirar algum proveito. Geralmente esse tipo de gente costuma ser parcial e especificamente nessa situação não estão a par de tudo o que aconteceu durante todo o processo. Quem estava dia-a-dia acompanhando os trabalhos e a luta de vocês sabe que tudo o que aconteceu durante meses antes desse projeto ser coroado da forma que está sendo e se tornar notícia positiva de repercussão nacional, não foi tão fácil como está sendo pintado hoje pra sociedade laranjalense e amapaense de forma geral. Muito pelo contrário, de onde poderia ter vindo o maior apoio tanto financeiro quanto emocional, foi muitas vezes de onde receberam as maiores pedradas. Será que se vocês tivessem recebido total apoio financeiro para a realização de todo esse processo seria realmente necessário vender bolo na praça ou tomar dinheiro emprestado de um amigo desempregado como mostrou a reportagem??? É muito fácil alguém tomar proveito de uma situação depois que o SUCESSO foi obtido através dela, nesse caso com muito esforço de vocês que são criadores do projeto e que infelizmente pelo grande descaso dos nossos políticos com o bem-estar da sociedade dificilmente será colocado em prática e ainda colocarão inúmeros empecilhos para tal. Mais uma vez PARABÉNS a todos vocês pelo merecido mérito que conquistaram nacional e internacionalmente. Que esse possa ser apenas um marco inicial para um futuro de sucesso nos próximos desafios que se opuserem contra vocês.

    ResponderExcluir