domingo, 1 de abril de 2012

PÁSCOA, A FESTA DOS CRISTÃOS!

“NA PÁSCOA NOVA, DA NOVA LEI, QUANDO AMOU-NOS ATÉ O FIM, PARTIU O PÃO, DISSE: ISTO É MEU CORPO, POR VÓS DOADOS, TOMAI, COMEI”
(CF-CNBB)

É Páscoa! A festa dos cristãos. Celebrada desde o tempo em que os Hebreus saíram da escravidão do Egito e partiram em busca da Terra Prometida. No deserto Deus firmou uma Aliança com o seu povo, prometeu-lhe dar uma terra com fartura, mas para isso exigiu que os hebreus o tivessem como seu único Deus, o Deus da Vida, e, para preservar a vida do seu povo, instituiu os seus mandamentos (10 Mandamentos).
O povo eleito cresceu, deixou de ser peregrino e se tornou um Estado forte e centralizado. Dos patriarcas, vieram os juízes e mais tarde  a monarquia. Saul, Davi e Salomão. Após o reinado de Salomão, a Palestina foi dividida em dois reinos: Reino do Sul (Judá) e o Reino do Norte (Israel), o que enfraqueceu a defesa de suas fronteiras, possibilitando a invasão dos povos inimigos. Vencidos, foram exilados na Babilônia.
No cativeiro, o clamor deste povo, seu sofrimento e suas lamentações, tocaram os ouvidos de seu Deus. Desta vez, Deus enviou  o seu próprio filho, Jesus Cristo, para unir o seu povo. Afastá-los dos ídolos, da ganância, do ódio, do rancor, da corrupção. Jesus denunciava os donos do poder, os que enganavam e exploravam o seu povo.
Por mexer com as estrutura políticas e religiosas do seu tempo (Roma Antiga), os poderosos condenaram Jesus à morte. Em sua entrada triunfante a Jerusalém, seus amigos aguardavam um grito de guerra, quando pregado na cruz, muitos aguardavam que ele descesse da cruz ‘como  num passe de mágica’ e Jesus não o fez. Permaneceu firme ao seu propósito, pois,  era maior que uma simples revolução.
De braços abertos Jesus abraçou o mundo. Com a ressurreição provou a humanidade que não há nada mais importante que a vida, e, vida plena, vida em abundância.
Com Jesus foi firmada uma Nova e Eterna Aliança. Somos o seu povo eleito. Celebrar a Páscoa é vencer a morte, é passar por um processo de transformação, é aceitar Jesus Cristo como Rei do Universo e Príncipe da Paz!
Que nossas famílias sejam abençoadas, e, que através do amor, sejamos aquecidos pelo fogo do Espírito Santo.
Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário